solidariedade

Time de futsal faz doação a menino com doença rara internado no Husm


Foto: Arquivo Pessoal
Juliana Ribeiro, Andriele Camargo, Elisabete Cardoso e Letícia Simonetti juntamente com os pais de Eliezer

O time feminino de futsal Viracopos, de Faxinal do Soturno, realizou na tarde de hoje a doação de roupas, alimentos e dinheiro à família de Eliezer Trindade Chaves Medeiros, de 1 ano e oito meses, que está internado, há cerca de quatro meses, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) para tratamento de histiocitose - uma doença rara que afeta as células do corpo e faz com que a criança precise de reposição diária de sangue e plaquetas, além de fazer quimioterapia.

O Diário contou em reportagem publicada no início do mês a dificuldade da família, que é de Bagé, em se manter em Santa Maria para o tratamento de Eliezer. Apesar de todo o tratamento ser custeado pelo hospital, a família precisa de ajuda para poder custear a estadia na cidade, já que, durante o dia, o pai fica no hospital com o filho para que, à noite, a mãe possa posar. A estimativa é de que o tratamento dure dois anos e é possível que o menino precise ficar internado por todo esse tempo.

Por que é importante vacinar as crianças contra sarampo e pólio

As 12 jogadoras do Viracopos arrecadaram, desde sábado, cerca de R$ 950 em alimentos, roupas, calçados, brinquedos e dinheiro que foram doados para a família do menino. De acordo com Juliana Ribeiro, uma das integrantes da equipe, o time fez um mutirão na cidade pedindo doações em mercados, farmácias, lojas e pessoas conhecidas.

- Foi uma sensação inexplicável, porque não sabíamos se iríamos conseguir arrecadar tudo isso em quatro dias. Ver o Eliezer sorrindo foi a melhor forma de retribuição. Ele é uma criança incrível. Saímos com a sensação de dever cumprido - revela Juliana. 

Investir na rede que presta os primeiros atendimentos de saúde é prioridade, diz prefeitura

COMO AJUDAR
A família criou uma campanha online para arrecadar dinheiro para que eles possam continuar na cidade e possibilitar a continuidade do tratamento do garotinho. Para doar, basta clicar neste link e, depois, em 'Contribuir'. O valor mínimo de doação é de R$ 10. 

O QUE É A HISTIOCITOSE
A histiocitose é uma doença rara que afeta as células do corpo. Devido a um grupo de desordens orgânicas caracterizadas pelo acúmulo dessas células, podem ocorrer infiltrações nos pulmões, lesões ósseas, erupções cutâneas e disfunções. A maioria dos casos ocorre em crianças, e o diagnóstico da doença é feito por meio de biópsia. Os tratamentos são feitos por medidas de apoio e quimioterapia ou tratamento local com cirurgia ou radioterapia, conforme indicado pela extensão da doença.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ônibus terão passe livre para pais que levaram os filhos para vacinar Anterior

Ônibus terão passe livre para pais que levaram os filhos para vacinar

Investir na rede que presta os primeiros atendimentos de saúde é prioridade, diz prefeitura Próximo

Investir na rede que presta os primeiros atendimentos de saúde é prioridade, diz prefeitura

Saúde